Professora
de Educação Física na rede pública de ensino,ela nos conta a respeito
de sua iniciativa de valorização da prática esportiva, do trabalho em
equipe e do respeito às diferenças através do projeto implantado "Jogos
Olímpicos da Amizade". Inspire-se em seu exemplo, veja:
1. O que te levou a escolher a àrea de Educação Física para atuar?
R.
Era a única matéria na escola que me dava bem, o insucesso na escola me
levava para a quadra. O único espaço que não me sentia incapaz. Aos 14
anos percebi que não seria atleta e resolvi estudar Educação Física para
ser professora.
2. Muitos professores nesta à rea atuam como "formadores de atletas", o que você pensa a respeito?
R.
Esse é um conceito que a maioria das pessoas tem da Educação Física
escolar, o que é reforçado pela grande valorização dos esportes e do
alto rendimento motor que a mídia televisiva. Porém, a formação atual
dos novos professores lhes dão uma nova mentalidade e um novo conceito
de Educação Física escolar e que esta disciplina é um componente
curricular pautada no Projeto Político Pedagógico da escola, enfim, não
somos mais "perfumaria".
3. Em que ideais e objetivos baseou-se para a realização de seu projeto "Jogos Olímpicos"?
R.
Primeiro, contextualizamos através de pesquisas, os Jogos Olímpicos de
Londres. Trabalhamos com os valores olímpicos e ressaltamos o valor da
amizade, a importância do trabalho em equipe e o respeito às diferenças e
gêneros. Nos apropriamos dos jogos cooperativos para que o grupo
exercitasse essas atitudes na prática diária.
4. Quais foram os principais "quesitos" para a escolha e adesão dos jogos para o campeonato?
R.
A escolha foi pautada em jogos cooperativos que foram préviamente
trabalhados em aula para que as diferenças de gêneros e o respeito
fizessem parte da relação entre eles, que é muito conflituosa e
desrespeitosa. Treinamos durante dois meses em nossas aulas, as
condutas, o respeito às regras e à postura, vivenciando a verdadeira
prática esportiva e o entendimento da ética.
5.
Visto que todo projeto é baseado numa necessidade a ser suprida, qual
(is) foi (ram) a (s) necessidade(s) norteadora (s) da ação?
R. O motivo foi a relação inadequada entre os alunos e a falta de entendimento de regras e posturas a serem seguidas.
6. Seu (s) objetivo (s) foi (ram) alcançado (s)? Qual sua maior satisfação em relação à sua iniciativa?
R.
De certa forma sim, apesar de ser uma constante, a cobrança sobre a
postura e a conduta deles. A minha satisfação está na alegria deles, a
participação nos jogos e de ver os estudantes utilizando os conceitos
trabalhados em aula.
7. Toda mudança seja ela qual for, gera uma insegurança inicial. Como a comunidade escolar reagiu em relação?
R. Bem, apesar do tumulto gerado, os colegas foram parceiros, colaborando e apoiando a ideia.
8.
Sabemos que toda ação voltada aos alunos necessita da colaboração e
participação dos mesmos. Como você notou esta questão ( do envolvimento
dos estudantes)?
R. O envolvimento dos estudantes foi excelente, muito empolgante.
9. Você modificaria alguma coisa? O quê?
R.
Sim, sempre que termino um projeto vejo outras possibilidades. Gostaria
de ter finalizado o projeto com os jogos paraolímpicos.
10. Como foi organizado o Campeonato Interclasse?
R.
Foram realizados os Jogos entre as séries, sendo que os primeiros e
segundos anos realizaram sem o objetivo de classificação, pois apesar da
competitividade, todos nessa fase, saíram vencedores. Já em relação aos
quintos anos, fizemos uma tabela de jogo onde todos jogariam no mínimo,
duas vezes. Premiamos todos com certificados e a sala campeã foi
premiada com medalhas de ouro, cedidas pelo professor Neuri (organizador
do 1º Campeonato de Atletismo do grupo Atletas do Bem) e cada sala
recebeu uma medalha para que fosse efetuado o revezamento entre os
alunos, como modo de valorização do trabalho em equipe (ideia cedida
pelo colega professor Adriano).
11. Que mensagem você deixa para os estudantes em geral?
R.
Fazer sempre o que gosta!!Quem faz com prazer seu trabalho é
verdadeiramente bem sucedido, conseguindo ser um profissional de
sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário