Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Entrevista com Telma Alessandra

Essa entrevista realizada com a professora universitária Telma Alessandra,criadora do Projeto Agente Transformador foi de fundamental importância para o esclarecimento de algumas dúvidas pertinentes ao tema educação,nos mostrando seus pontos de vista com relação aos assuntos abordados.Acompanhe:
1. Qual o seu ponto de vista com relação à atualização de disciplinas e acréscimo de algumas em alguns cursos. Isso prepara melhor o profissional ou é apenas conteúdo a mais?

Não. Não é um conteúdo a mais. É um conteúdo necessário, pois o mercado de trabalho espera que o funcionário não seja apenas um mero especialista em um assunto, mas também, um conhecedor do todo que envolve as organizações, portanto, a inserção de certas disciplinas nos cursos é de fundamental importante para o desenvolvimento do estudante.

2. O que você acredita que pode acarretar ganhos à educação se modificado?

Acredito que o que pode colaborar para o desenvolvimento da educação é, primeiramente, acreditar nela. É preciso na verdade uma mudança cultural, social, digo em relação ao nosso país. Uma mudança em relação a crenças, valores, respeito ao próximo é a base para uma vida mais digna e prospera.

3. Como acredita na aplicação da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem?

A tecnologia faz parte de nossas vidas e não há como fugir dela. É preciso aprender a lidar com as ferramentas disponíveis, pois, elas tendem a facilitar e agilizar cada processo de trabalho, otimizar as tarefas. Na área da educação algumas ferramentas têm sido muito úteis, pois, despertam no educando a atenção através da mídia, despertando seus canais de comunicação (visual, auditivo, cinestésico) o que permite um melhor aprendizado.

4. O que falta na educação, investimentos ou profissionais capacitados? Por quê?

Ambos. Porque uma vez que não se investe em educação, não há como formar bons profissionais.

5. Quais são as perspectivas com relação ao ensino?Os pilares da UNESCO estão mantidos?

As perspectivas sempre são boas não é mesmo? A aplicação das idéias e a concretização das mesmas é que são complicados. Há muito por fazer, não apenas aqui em nosso país, mas em toda a parte do mundo, vemos jovens e crianças perdidas. Os conceitos sociais mudaram, as pessoas estão em fase de transição, em fase de mudanças e não estão sabendo ao certo como agir e tão pouco como educar essa geração que pertence a um mundo novo, mais dinâmico, que exige respostas rápidas.
Quanto aos pilares da UNESCO, em minha opinião, mantê-los não é fácil justamente devido aos problemas acima citados, mas, pelo menos temos pessoas que lutam para que sejam.

6. Como educadora, qual é seu maior incentivo e sua menor satisfação?

Meu maior incentivo é perceber que meus alunos estão se desenvolvendo, crescendo, brilhando!
A menor satisfação é quando acontece o contrário, quando percebo que o aluno não sabe o que quer, não sabe o que está fazendo dentro de uma sala de aula. Isso é muito triste!

7. Qual a mensagem que você deixa para os educadores e para os estudantes que pretendem seguir essa carreira?

A mensagem é...
Se quiser ser um professor, SEJA. Se quiser ser um educador, SINTA!
É preciso SER muito mais do que um professor para SENTIR amor pelo que se faz. Educar é uma arte!!

Um comentário: