Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pilares da Educação

Uma pesquisa desenvolvida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura),coordenada por Jacques Delors,concluiu que para a mudança e o desenvolvimento significativos em uma sociedade, a educação precisa ter como base quatro pilares:Aprender a conhecer,aprender a fazer,aprender a conviver e aprender a ser.

Aprender a conhecer:  É aprender a aprender,durante muito tempo, o conhecimento era transmitido de modo tradicional,onde o professor ensinava tudo o que sabia ao aprendiz,não permitindo a influência deste na construção do saber.No século XXI a relação de ensino-aprendizagem exige que o aprendiz esteja em busca da construção e reconstrução do conhecimento para que este tenha significado e o aprendizado seja sólido e prazeroso.A educação é emancipadora,autonoma e garante o direito de fazer as própais escolhas,desse modo,o aprendiz busca o conhecimento e novas formas de utilizá-lo,construindo seu destino em um mundo em constante transformação.

Aprender a fazer: É ir além. Dentro desse contexto,é necessário o desenvolvimento de competências que tornem o indivíduo capaz de lidar não só com situações cotidianas,mas também com o trabalho em equipe durante a vida profissional.Para o coordenador da pesquisa aprender a conhecer e aprender a fazer são inseparáveis e a formação técnico-profissional deve ser acompanhada de um comportamento social,aptidão para o trabalho em equipe,capacidade de iniciativa e gosto pelo novo,de forma que as pessoas repensem a relação da teoria com a prática,considerando a formação profissional um meio e não um fim.

Aprender a conviver: Nessa aprendizagem encontramos todos os indivíduos e sua rede de relacionamentos.Aqui,a fraternidade é considerada um caminho para a solidariedade e a compreensão mútua.Segundo o relatório,o mundo está carente de compreensão mútua,de atitudes solidárias e de harmonia,por isso,ressalta a importância de aprender a viver e conviver desenvolvendo o conhecimento sobre os outros,sua história,tradições e espiritualidade.
Aprender a ser: Essa necessidade de tornar o mundo mais harmonioso,com possibilidades de permitir a evolução do ser,exige que se traga para o centro o próprio ser,que pensa,cria,transforma-se e tem a capacidade de amar,reconhecendo que, além da razão,as emoções também fazem parte da construção do humano.

Bibliografia: Delors,Jacques (org.).Educação:um tesouro a descobrir.São Paulo:Cortez;Brasília.MEC/Unesco,1999.


E você, qual sua visão quanto a esses pilares.Deixe seu comentário,não deixe de opinar...


2 comentários:

  1. Acredito que o aprendizado é uma constante em nossas vidas! Nada se FAZ sem CONHECER o que deve ser feito e não se pode SER sem CONVIVER com os outros. Pra mim este texto relata aquilo que considero ser fundamental para um educador.

    Parabéns pelo blog, obrigada pelo carinho.
    bj

    ResponderExcluir
  2. De fato,esse é o objetivo!!!Levar a reflexão do que de fato se faz necessário á educação e aos educadores.Vlw Telma,bj

    ResponderExcluir